DVDs - Submarino.com.br

terça-feira, 5 de julho de 2011

FESTIVAL DE FÉRIAS - O INDOMÁVEL, ASSIM É MINHA VIDA

Nesta terça-feira gelada a dica é assistir um filme cuja paisagem e atmosfera são tão frios quanto a temperatura que marcam os nossos termômetros.  Hoje a sugestão é rever um a produção que reúne duas grandes estrelas do cinema e que muita gente das novas gerações talvez nunca tenha visto um trabalho deles. Os finados Paul Newman e Jessica Tandy fazem parte do elenco de O Indomável - Assim é Minha Vida (1994), uma das produções mais lembradas nas premiações do ano seguinte, inclusive no Oscar. Pudera, o diretor responsável é Robert Benton que já havia ganhado duas estatuetas da Academia de Cinema pelos roteiros dos dramas Kramer vs. Kramer e Um Lugar no Coração. O cineasta tem uma eclética filmografia, mas atingiu seus maiores sucessos quando demonstrou apreço pelos temas que envolvem as relações humanas, sejam de amizades ou de família.

Baseado no romance de Richard Russo "Nobody´s Fool", a história se passa na fictícia North Bath, em Nova York, uma cidade pequena e sem muitas perspectivas que vive coberta de neve e imersa em um clima triste. Lá vive Donald "Sully" Sullivan (Paul Newman), um sessentão que está sempre em guerra com seu patrão Carl Roebuck (Bruce Willis), um sovina empresário do ramo de construções que quer lucrar com o trabalho dos outros, mas sem ter que colocar a mão no bolso. As discssões entre eles se deve ao fato de existir uma pendência financeira por causa de um acidente de trabalho.


Os habitantes do local acreditam que Sully não tem sorte e vive meio sem objetivos, a não ser pelo interesse na indenização. Ele ganha pouco trabalhando na área de construção civil e não conseguiu mais se acertar com as mulheres, vive de amores platônicos desde que se separou. A única companhia feminina que tem é a da velhinha com quem mora, Miss Beryl (Jesica Tandy), que um dia já foi sua professora e agora ele é seu inquilino. Mesmo não levando a vida que desejava, este homem vive bem-humorado e guarda para si os seus lamentos. A chegada do filho Peter (Dylan Walsh), junto com a esposa e seus filhos pequenos, faz com que Sully repense sua vida e a relação que tem com sua família. Ele percebe, tardiamente, que não fez nada de significativo em sua vida, mas que enquanto se está vivo sempre há tempo para tentar fazer algo novo ou corrigir os erros do passado, basta abrir seu coração.

Na época, Paul Newman comemorava quatro décadas de dedicação ao cinema interpretando com muita naturalidade um homem que é completamente o oposto dele, um fracassado, enquanto o intérprete construiu uma carreira invejável e ainda ganhando bons papéis mesmo com a idade mais avançada, já na casa dos setenta anos. Sua posição na ocasião era de destaque também por se dedicar a atividades filantrópicas através dos lucros obtidos de uma linha de produtos alimentícios que levava seu nome. Curiosamente, Jessica Tandy também vivia o melhor momento de sua carreira na idade em que outros atores estão aposentados, oferecendo ao público títulos de grande repercussão e conquistando a crítica. Infelizmente ela morreu naquele mesmo ano.


O Indomável - Assim é Minha Vida foi relançado em DVD e pode ser uma gostosa viagem no tempo à uma época não tão distante numericamente falando, mas longe o suficiente para as novas platéias descobrirem o porquê deste longa ter feito tanto sucesso e ter concorrido e ganhado tantos prêmios. De quebra, conhecer um pouco do maravilhoso trabalho de artistas saudosos e até mesmo o de Melanie Griffith, como a esposa traída de Roebuck. A atriz sempre viveu momentos conturbados na vida pessoal que acabaram refletindo em sua carreira. Hoje ela está sumida dos holofotes. O filme está em condições técnicas perfeitas e o roteiro é tão bom que parece uma produção contemporânea, a não ser pelo fato da maior parte do elenco denunciar que o tempo passou, mas foi muito caridoso com esta obra.

Um comentário:

renatocinema disse...

Assisti esse filme muito tempo atrás, na versão Videoteca Folha. Não gostei na época.

Mas, acho que evolui muito como pessoa daquela época até hoje.

Vou tentar rever.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...