DVDs - Submarino.com.br

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ESQUECERAM DE... EU, MEU AMIGO E O ARMÁRIO!

Apesar de muitos decretarem a morte do mercado de vídeo doméstico há anos, as vezes acontecem coisas que nos fazem crer que ele ainda tem muito tempo de vida. Entre 2006 e 2008, diversas distribuidoras novas surgiram, claro que oferecendo produções menores, desconhecidas e praticamente sobrevivendo apenas com produtos lançados diretamente para DVD sem passagem pelos cinemas. Algumas delas seguiram adiante e outras não ficaram nem um ano em atividade. Apesar de muitos títulos de gosto duvidosos que as precocemente falidas trouxeram para o Brasil, há também excelentes produções que passaram despercebidas e que merecem serem descobertas. Este é o caso da comédia Eu, Meu Amigo e o Armário! (2005), escrita e dirigida por Dave Diamond que se inspirou em O Closet, produção francesa que fez muito sucesso nos circuitos alternativos de cinema.

Como o próprio título denuncia, este filme trata sobre o tema homossexualismo, mas de uma forma leve e respeitável. A história nos apresenta a Dave (Jay Harrington), um advogado na casa dos trinta anos que divide um apartamento com o amigo Christopher (Michael Ian Black), um gay assumido. Devido ao fato de morarem juntos, surgem rumores de que eles são um casal de verdade. Inicialmente, o rapaz, hétero convicto, tenta desfazer o mal entendido, mas logo muda de opinião visando lucrar com os boatos. Sua empresa está trabalhando em um caso de discriminação no ambiente de trabalho por causa de orientação sexual e uma pessoa considerada muito sensível seria perfeita para ajudar a ganhar a causa. Quem conseguisse esse feito iria firmar sociedade com Matthew (Sal Rubinek), o chefe do escritório.

Fingindo realmente ter um caso com Christopher e conquistando a confiança do chefão, tudo parecia caminhar bem para o advogado, isso se não fosse pela impertinência de Katherine (Julie Bowen), uma mulher sem escrúpulos que também está de olho na possibilidade se ser sócia do escritório e fará de tudo para impedir que seu rival leve sua mentira adiante. As coisas complicam quando a filha de Matthew, Lucy (Brooke Langton), balança o coração de Dave. Mesmo com um histórico de conquistador de belas mulheres, ele precisa levar adiante a farsa de que vivia confuso quanto aos seus sentimentos e que agora realmente é feliz assumindo sua homossexualidade.


Seguindo uma linha narrativa parecida com a de Imagine Eu e Você, este filme também adota um tom romântico, mas investe mais no humor, porém muito sutil, inteligente e sem piadas escatológicas ou apelativas. Todo o elenco tem o seu momento de brincar de fazer rir, mas quem tem as melhores tiradas são Tom (Josh Cooke) e John (Jay Paulson), dois funcionários também da empresa de advocacia. Vira e mexe eles entram em cena comentando as atitudes do colega Dave, mas não de forma pejorativa, pelo contrário, eles tentam compreender o universo gay e acabam caindo em contradição passando a duvidar da própria sexualidade. O protagonista também passa a se questionar se não seria mesmo homossexual devido as suas condições e hábitos de vida, desconstruindo um pouco o estereótipo negativo que muitos têm destas pessoas.

Apresentando uma visão muito mais verossímil e aceitável dos homossexuais, mas com um humor que certamente conquista qualquer espectador independente da orientação sexual, Eu, Meu Amigo e o Armário! é uma produção excepcional e uma jóia rara em meio a tantas comédias de mau gosto lançadas todos os anos e que usam a discriminação para gerar risadas fáceis de platéias desatentas ou declaradamente descerebradas. Infelizmente, a distribuidora do longa no Brasil parece que fechou as portas após um curto período de vida, mas ainda deve ser encontrado em boas lojas ou locadoras que dão o devido valor a um bom filme. Achá-lo é um trabalho de garimpo, mas vale muito a pena. Quem sabe alguma outra empresa se interesse em breve trazer de volta ao mercado esta pérola, no bom sentido.

Um comentário:

Guilherme Z. disse...

FILME EU, MEU AMIGO E O ARMÁRIO A VENDA NO MERCADO LIVRE


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593596676-dvd-eu-meu-amigo-e-o-armario-rarissimo-frete-gratis-_JM

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...