DVDs - Submarino.com.br

segunda-feira, 11 de julho de 2011

FESTIVAL DE FÉRIAS - CÃO DE GUARDA

A segunda semana de férias está começando e hoje a dica é uma agradável comédia lançada há um bom tempo, mas disponível em DVD. Cão de Guarda (1992) é um trabalho pouco lembrado do grande Jack Nicholson e que merece uma revisão por parte do público. O ator aceitou participar desta modesta produção porque a direção ficou a cargo de Bob Rafelson, cineasta com o qual trabalhou diversas vezes e que o ajudou a galgar os primeiros degraus da fama quando indicou o astro ao diretor Dennis Hopper para o elenco de Sem Destino, primeira grande chance do veterano intérprete. Na época de seu lançamento, as bilheterias não corresponderam, mas existem filmes que realmente se adaptam melhor na telinha da TV (expressão ultrapassada atualmente com a grande oferta de produtos que transformam uma simples sala de estar em um verdadeiro cinema). A história conta realmente com um cão treinado para o serviço de guarda-costas, o pastor alemão Duke. Porém, o roteiro passa longe de ser infantilizado e repleto de animais fofinhos para emocionar o público. O humor ácido e rocambolesco é um convite aos adultos para uma divertida sessão.

O enredo nos apresenta a soprano Joan Spruance (Ellen Barkin) que tem motivos de sobra para temer seu futuro, pois está se separando do marido e precisa aprender a lidar com sua nova vida de solteira. Para piorar, o seu apartamento é invadido e totalmente destruído. O episódio não parece ser apenas uma coincidência que ocorreu em um momento ruim de sua vida e está convencida de que alguém que ela conhece provocou isso, só não sabe quem. Ela acredita se dar bem com todo mundo, mas, por via das dúvidas, resolve deixar sua casa e vai morar com a irmã, Andy Ellerman (Beverly D´Angelo), uma mulher um tanto atrapalhada que também não está se sentindo segura.


Andy foi casada com o misterioso Redmond Layls (Harry Dean Stanton), um dos homens mais ricos do território norte-americano. Ela não precisaria nem se lembrar dele, exceto por um detalhe: ela escreveu um livro sobra a intimidade e os negócios escusos do ex-marido e ameaçou publicar tudo na íntegra. Assim, para não ser perseguida, ela prefere sair de casa e a residência agora fica na responsabilidade da irmã, esta que passa a receber telefonemas e notícias informando sobre um serial killer que está assassinando mulheres na região de Los Angeles. Assustada, a soprano procura a ajuda de Harry Bliss (Jack Nicholson), dono de uma loja que adestra cães para o trabalho de vigia.

O casamento de Bliss começa a apresentar sinais de desgaste quando Joan aparece na vida deste homem. Com a desculpa que precisa treinar e acompanhar a adaptação do cão de guarda que aluga para ela, cada vez mais o dono da loja se aproxima desta mulher e se envolve em sua vida e, sem perceber, acaba caindo em um redemoinho e passa a fazer parte de uma história repleta de suspense, ameaças, intrigas e até um sequestro, já que Layls arma o rapto de Andy para evitar o lançamento do livro que poderia destruir sua boa reputação perante a sociedade.


A história que aparentemente pode parecer simplória acaba se transformando em um roteiro bem interessante e divertido. Claro que não é um trabalho surpreendente e nem está a altura do elenco, mas hoje em dia as opções de comédias para um público mais seleto e adulto são tão escassas que voltar a atenção para os títulos do passado pode ser uma boa alternativa, ainda mais quando eles são pouco conhecidos e não passam à exaustão na televisão. Pelo menos, aos nostálgicos, o aspecto envelhecido da produção pode prender a atenção. Cão de Guarda é uma boa opção para curtir nas férias, assistir mais um trabalho do talentoso Nicholson e ainda matar as saudades das atrizes com quem ele divide as cenas, já que elas são figuras raras no cenário cinematográfico ultimamente.

Um comentário:

renatocinema disse...

Comprei esse filme na coleção VHS da folha......Preciso rever para fazer qualquer comentário.

Lembro de ter curtido a insanidade do filme.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...