DVDs - Submarino.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

OSCAR 2012 TERÁ NOVIDADES


Ainda falta muito tempo, mas a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já começou a divulgar notícias sobre a próxima premiação do Oscar. Uma das grandes novidades para 2012 é o voto eletrônico. As cédulas de votação serão aposentadas e será adotada a enquete via internet com o objetivo de agilizar o processo de contagem dos votos e diminuir a burocracia da festa. Porém, isso não significa que agora o público também terá o direito de escolher seus filmes e atores preferidos transformando a aguardada festa que acontece a décadas em um carnaval de bobagens como é o MTV Movie Awards.

Os eleitores da cerimônia continuarão sendo os membros da Academia. Porém, para a próxima edição, novos nomes podem ser adicionados na já extensa lista de convidados para votarem. Serão cerca de 180 pessoas de várias áreas envolvidas na produção de cinema e, entre eles, alguns se destacam por estarem mais em evidência na vida, como o ator inglês Russell Brand e o americano Bradley Cooper.

A nova lista de possíveis votantes inclui nomes famosos e outros mais desconhecidos do grande público. A mistura é variada e inclui David Duchovny e Téa Leoni, casados na vida real, e jovens talentos como Jesse Eisenberg, Mila Kunis e Jennifer Lawrence. Também foram convidados alguns ganhadores do Oscar 2011, como os cineastas Tom Hooper e Susane Bier e o roteirista Aaron Sorkin.

Ser convidado não significa que todos terão a obrigação de votar, a pessoa escolhe se quer ou não participar. O diretor Walter Salles e a atriz Fernanda Montenegro recusaram o convite quando foram selecionados. É importante lembrar que antes só eram chamados para fazer parte do comitê de votação aqueles profissionais que foram indicados ao Oscar ao menos uma vez, eis a explicação para o convite feito aos brasileiros no passado. Sem dúvida, ser chamado para ser um dos votantes sem nem precisar ter figurado entre os concorrentes em algum ano é uma honra e tanto. Outros nomes convidados são os de Gerard Butler, Vincent Cassel, Jennifer Garner, Thomas Jane, Nastassja Kinski, Beyoncé Knowles, Mia Wasikowska, entre tantos outros.

Outra mudança que ocorrerá pode afetar a criticada decisão de passar de cinco para dez os indicados a Melhor Filme, o que levou a filmes menores e com poucas chances figurarem entre os melhores e talvez ofuscando outros que mereciam mais a indicação. O número máximo de indicados será mantido, porém agora não teremos um número certo anualmente. Para concorrer na categoria principal, a produção deverá ser escolhida como a primeira alternativa por um mínimo de eleitores. Para definir os indicados ao prêmio, os membros da Academia são obrigados a colocar os filmes em ordem de preferência, assim mesmo que um filme seja lembrado por todos os acadêmicos, ele só concorrerá na categoria principal se for a primeira opção de 5% dos mesmos.

A próxima edição do Oscar também trará novidades na categoria Melhor Animação que poderá ter dois, três, quatro ou cinco indicados. A quantidade vai depender do número de desenhos que chegarem aos cinemas americanos. Por exemplo, em um ano em que 8 a 12 filmes do gênero forem lançados, dois ou três serão indicados, enquanto que contaremos com cinco finalistas quando o número de lançamentos forem superiores a 15.

O início da temporada dos filmes que devem concorrer ao Oscar 2012 começa a esquentar em novembro e os votantes terão até o dia 13 de janeiro para apontar seus indicados. A lista definitiva dos selecionados será anunciada no dia 24 do mesmo mês. A 84ª edição do Oscar acontecerá no dia 26 de fevereiro do ano que vem.

2 comentários:

renatocinema disse...

O que precisava mudar era a escolha real dos vencedores.

Não podemos admitir que Taxi Driver perca o Oscar de melhor filme ou que Central do Brasil perca para A Vida é Bela.

O conceito é que precisa mudar. O resto é marketing.

Rafael W. disse...

Hoje em dia eu desmereço o Oscar, não consigo levá-lo a sério.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...