DVDs - Submarino.com.br

sexta-feira, 30 de março de 2012

10 GRANDES FILMES DE AL PACINO

Ele é um dos atores mais emblemáticos do cinema hollywoodiano. De origem siciliana, Al Pacino é dono de um invejável currículo, embora nos últimos anos suas aparições sejam escassas e nenhum de seus trabalhos mais recentes seja de grande relevância. Seu nome continua em evidência graças as produções que são comumente encontradas em locadoras, lojas de varejo ou que continuam sendo exibidas com certa freqüência na televisão como Advogado do Diabo, O Informante e Perfume de Mulher, o longa que lhe deu seu único Oscar. Porém, existem vários filmes anteriores a esses estrelados pelo ator que merecem serem revistos ou apresentados às novas gerações.  Segue uma lista de dez grandes sucessos do passado com o intérprete, embora alguns deles não estejam disponíveis no mercado nacional.
O poderoso chefão – 175 min –  1972

O longa faz um retrato da ascensão e queda de um clã de origem siciliana na América durante a década de 1940 e 1950, focando a relação da família Corleone e o crime organizado no qual está envolvida. Michael (Pacino) é um capitão da marinha que participou da Segunda Guerra Mundial e é um dos filhos de Vito (Marlon Brando), o patriarca da tal família mafiosa. Educado e sensível, o rapaz se apaixona por Kay Adams (Diane Keaton) que não tem descendência italiana e também se vê obrigado a assumir o lugar do pai no crime organizado.
 
Serpico – 130 min – 1973

Baseado em fatos reais, o filme acompanha a trajetória de Frank Serpico (Pacino), um tira jovem e idealista que decide enfrentar a corrupção do sistema policial e acaba sofrendo perseguições por parte de colegas e chefes do trabalho que participam de um esquema de suborno. Se negando a aceitar dinheiro proveniente de extorsões e enfrentando seus superiores deixando clara sua indignação com o plano e impondo seus próprios métodos de combate ao crime, o rapaz acaba colocando sua própria vida em risco.


Um dia de cão – 120 min – 1975

Um assalto a banco que deveria demorar apenas alguns minutos acaba durando várias horas graças a atenção que ganhou da mídia, transformando-se praticamente em um filme ao vivo. Sonny (Pacino), o mentor do plano, queria conseguir dinheiro para pagar a operação de mudança de sexo de Leon (Chris Sarandon), seu amante, mas as coisas saem do controle e o esquema se torna um espetáculo que é um verdadeiro deleite para curiosos e profissionais da TV. Curiosamente, os populares ficam a favor dos criminosos e contrários a ação da polícia.
  
Justiça para todos – 119 min – 1979

Arthur Kirkland (Pacino) é um advogado idealista que já teve vários desentendimentos com o juiz Fleming (John Forsythe), mas quando este homem é preso acusado de estupro o próprio exige que o jovem seja o seu defensor. Devido a rivalidade entre eles e idoneidade do advogado, Fleming tem certeza que Kirkland só o defenderia se tivesse certeza de sua inocência. Em troca, o juiz promete reavaliar um caso no qual o advogado tenta colocar em liberdade um homem inocente que está preso injustamente há dezoito meses.

Scarface – 168 min – 1983

Nesta atualização do clássico homônimo dos anos 30, Tony Montana (Pacino) é um cubano exilado que tem uma ascensão rápida na quadrilha a qual se juntam, mas as coisas se complicam para o seu lado quando ele se interessa pela amante do chefe. Ele escapa da morte neste caso, mas sua vida se torna uma sucessão de problemas que vão se acumulando ao mesmo tempo em que ele ganha muito dinheiro, até o momento que para resolver sua situação precisa aceitar um trabalho no qual terá que matar crianças.


Vítimas de uma paixão – 113 min – 1989

O detetive Frank Keller (Pacino) está em meio as investigações de um caso a respeito de mortes suspeitas cujas vítimas são homens que foram assassinados após responderem ao anúncio de uma coluna de correio sentimental. Durante o processo de busca por pistas e provas, Keller acaba se apaixonando por Helen Cruger (Ellen Barkin), a sedutora e principal suspeita desses atos criminosos. Quanto mais ele se envolve com essa mulher misteriosa, mais evidências contra ela vão surgindo.


Dick Tracy – 105 min – 1990
Tess Trueheart (Glenne Headly) quer levar uma vida em paz com seu namorado, o detetive Dick Tracy (Warren Beatty), porém, existe alguém que está louco para atrapalhar os planos da moça. Ele é Big Boy Caprice (Pacino), um gângster que decidiu declarar guerra para conseguir o domínio da cidade e comandar a todos os criminosos. O bando de vilões extravagantes liderado por Caprice terá que enfrentar a coragem de Tracy, este que também pode ter seu relacionamento arruinado por Breathless Mahoney (Madonna), uma cantora de boate.


Frankie e Johnny – 118 min – 1991
Johnny (Pacino) é um ex-presidiário que ganhou a oportunidade de ir trabalhar como cozinheiro em uma lanchonete em Nova York. A garçonete Cora (Kate Nelligan) logo se interessa pelo novo companheiro de trabalho que até cede um pouco ao charme da moça, mas ele está realmente interessado em uma outra atendente, Frankie (Michelle Pfeiffer). O problema é que essa moça não demonstra ter interesse em Johnny e evita qualquer contato mais íntimo com ele, o que pode indicar certo receio do passado desse homem.


O sucesso a qualquer preço – 100 min – 1992

Em uma imobiliária as coisas estão difíceis para os corretores Shelley Levene (Jack Lemmon), Dave Moss (Ed Harris) e George Aaronow (Alan Arkin), sendo que Ricky Roma (Pacino) é o que está em melhor situação, mas todos são pressionados pelo novo chefe para se esforçarem para aumentar suas vendas. Para tanto ele está oferecendo um carro ao melhor vendedor e o pior deles será despedido. A ganância, a competição e falta de ética acabam atrapalhando o caminho de todos os vendedores, tornando o convívio entre eles tenso.
  
O pagamento final – 144 min – 1993

O ex-chefão do tráfico Carlito (Pacino) está lutando para esquecer seu passado e que começar uma vida nova. Ela está trabalhando como gerente de uma casa noturna e procura a ex-namorada para reatar o relacionamento. Seus planos naufragam quando antigos colegas de profissão e clientes cruzam seu caminho almejando um lugar de destaque no mundo do crime. Com uma proposta tentadora, Carlito tem que agora decidir se deseja uma vida de perseguições e dinheiro fácil ou manter-se limpo e digno.

Um comentário:

Luís disse...

Acredita que não vi nenhum desses filmes?! Preciso me atualizar em relação a Al Pacino, só vi os mais recentes dele.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...