DVDs - Submarino.com.br

domingo, 28 de novembro de 2010

DISNEY LANÇA SUA 50º ANIMAÇÃO


No último fim de semana de novembro de 2010, estreou nos EUA o 50º longa metragem de animação dos estúdios Disney, Enrolados, baseado no famoso conto "Rapunzel". Entre esses tantos títulos estão inclusos sucessos e fracassos. As primeiras décadas do estúdio foram maracadas pela produção de filmes baseados em contos clássicos, como Branca de Neve e Pinóquio, mas durante a Segunda Guerra Mundial, com os recursos mais escassos, o estúdio continuou na ativa produzindo curtas e médias metragens com histórias originais e outras adaptadas, principalmente para serem encenadas por personagens como o Mickey.  Muitos desses pequenos desenhos foram e continuam sendo lançados em compilações como a coleção Fábulas Disney.

Na década de 1960 até meados dos anos 80, com o falecimento de Walt Disney, o estúdio continuou produzindo, mas em menor quantidade e com produtos de baixa repercussão, mas hoje essas obras são consideradas clássicas, como 101 Dálmatas e Bernardo e Bianca. A virada de jogo aconteceu entre 1989 e 1992, quando foram lançados A Pequena Sereia, A Bela e Fera e Aladdin, todos vencedores do Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção. Em 1994, O Rei Leão encheu os cofres do estúdio levando multidões aos cinemas com uma história forte e com apelo atípico para os padrões Disney.

O fim da década de 1990 foram dedicados a filmes originados de histórias bem longe dos contos de fada, ostrando um amadurecimento da companhia. Fatos históricos, mitologia grega e até um poema chinês ganharam cores fortes e personagens animados respectivamente em Pocahontas, Hércules e Mulan. Na mesma época, a parceria com a produtora Pixar já começava a dar os primeiros resultados, com os estrondosos sucessos de Toy Story e Vida de Inseto, consolidando-se na década seguinte, quando finalmente a as duas produtoras passaram a trabalhar juntas na elaboração dos desenhos, deixando de lado o esquema de apenas a distribuição dos títulos ficarem por conta da Disney.

Em 2009, o estúdio tento reciclar a fórmula dos desenhos baseados em contos infantis e com animação tradicional, porém A Princesa e o Sapo não alcançou as expectativas esperadas. Para não errar com Enrolados, a produtora cercou a produção de cuidados para evitar cometer os mesmos erros, a começar pela mudança do título que em nada lembra o seu conto original. 

Todos os desenhos dos estúdios do Mickey, independente de fazerem sucesso nos cinemas ou não, têm sobrevida nas locadoras e lojas e geram outras sequências geralmente lançadas diretamente em DVD. Aliás, na época das fitas VHS, os produtos da Disney eram os principais responsáveis por movimentar o apático mercado de venda de filmes diretamente ao consumidor.

Confira abaixo alguns títulos de longa metragem de animação Disney lançados em cinema. Nessa conta, não são levados em consideração os títulos feitos pela Pixar, os quais a Disney apenas fazia a distribuição.

Branca de Neve e os Sete Anões (1937) – Branca de neve é uma linda princesa que acaba se perdendo na floresta ao fugir de sua madrasta má. Ela é acolhida por sete anões e passa a cuidar deles, mas seus dias felizes estão contados. A rainha, com muita inveja da beleza da moça, resolve tirar a vida dela com as próprias mãos. Ela toma uma poção mágica para se transformar em uma velhinha e enganar Branca de Neve.

Pinóquio (1940) – O bondoso velhinho Gepeto construiu um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Numa noite, a Fada Azul aparece em sua casa e transforma Pinóquio em um menino de verdade, porém, sempre que contasse uma mentira o seu nariz cresceria um pouco. O garoto de madeira, ganha a simpatia de seu criador, mas muito ingênuo, ele cai na conversa de espertalhões na rua que podem levá-lo a um triste destino.

Fantasia (1940) – O filme faz a integração de oito grandes obras da música clássica com animações muito criativas e originais. Fadas de gelo, a deusa de noite vestida de negro, os atemorizantes vulcões pré-históricos, almas penadas, essas são apenas algumas das aparições que enchem a tela durante o filme composto por curtas metragens. A sequência mais famosa é a do Mickey feiticeiro.

Dumbo (1941) – Um elefantinho nasce com grandes orelhas e passa a ser motivo de chacota entre os outros de sua espécie. Dumbo como foi batizado, faz parte de uma trupe circense e com a ajuda do ratinho Timóteo consegue se tornar uma grande atração ao conseguir voar e salvar o circo de um incêndio.

Bambi (1942) – Todos na floresta se animam com o nascimento do filho do cervo mais respeitado da região. Bambi é desajeitado e ingênuo e receberá ajuda dos amigos Flor e Tambor para aprender a sobreviver na mata. Porém, ele viverá uma situação triste e traumática que o fará amadurecer e deixar sua inocência de lado para poder honrar o título de Príncipe da Floresta.


Cinderela (1950) – Uma jovem cresce em uma casa comandada por sua madrasta e suas duas meias-irmãs fazendo todo o trabalho doméstico. Um dia, chega um convite para um baile real no qual o príncipe escolherá uma noiva. Todas as mulheres do reino são convidadas, mas Cinderela é induzida a ficar em casa. Graças a ajuda de uma bondosa fada, a moça consegue se vestir adequadamente e ter uma carruagem, mas a magia acabará a meia-noite. O príncipe se encanta por Cinderela, mas a única pista que terá dela é um sapatinho de cristal.

Alice no País das Maravilhas (1951) – Alice é uma jovem curiosa que encontra um estranho coelho branco que usa relógio e não pára de dizer que está atrasado. Ela o segue e acaba caindo em um estranho mundo habitado por criaturas fantásticas e excêntricas como flores cantoras, um gato que pode desaparecer, a Lebre Maluca, o Chapeleiro Louco e a malvada Rainha de Copas. Quanto mais caminha por essa estranha terra, mais difícil se torna sair dela.

Peter Pan (1953) – Numa noite os filhos da família Darling recebem uma visita inesperada. Peter Pan, acompanhado de sua companheira inseparável Sininho, convida as crianças a visitarem a Terra do Nunca, um lugar onde eles não precisavam se preocupar em crescer. Chegando lá, o grupo acaba caindo na mira do Capitão Gancho, um malvado pirata que quer se vingar de Peter Pan por algo do passado.

A Bela Adormecida (1959) – A princesa Aurora foi amaldiçoada por uma malvada e rancorosa feiticeira logo que nasceu. Quando fosse adulta, ela espetaria seu dedo em uma roca de fiar e cairia em um sono profundo do qual só despertaria com um beijo de um príncipe. Três bondosas fadas tentam esconder a princesa durante vários anos, mas não conseguiram evitar que a maldição fosse cumprida.

Os 101 Dálmatas (1961) – Um casal se aproxima graças aos seus cães de estimação, dois dálmatas. Os humanos se casam, mas não demora muito para os cachorrinhos também se aproximarem e logo darem cria. A casa acaba tenho 101 moradores caninos, o que chama a atenção da malvada Cruela Devil, uma perua que sonha em ter um casaco feito com pele de dálmatas.

A Espada Era a Lei (1963) – Uma espada dourada mágica é encravada em uma pedra e um desafio tentador é lançado. Quem conseguir tirá-la da rocha será coroado Rei da Inglaterra. Para o jovem Arthur essa tarefa parece ser impossível, mas com a ajuda do mágico Merlim, o sonho do garoto pode se tornar realidade. Mas a excêntrica Madame Mim pode atrapalhar os planos.

Mogli, o Menino Lobo (1967) – Mogli é um menino que foi abandonado e foi parar na mata, onde acabou sendo acolhido por um grupo de bondosos animais. Conforme cresce, o garoto vai aprendendo o estilo selvagem e livre de se viver na selva, mas nem por isso está a salvo de perigos.

Aristogatas (1970) – Uma milionária sem parentes deixa toda a sua fortuna para sua gata de estimação e seus filhotes. Inconformado, o mordomo Edgar resolve dar um sumiço nos bichanos, mas seu plano dá errado graças a uma turma de cachorros. A gata Condessa e seus filhos sobrevivem e recebem a ajuda de um grupo de gatos vira-latas liderados pelo esperto Martinhos. Eles vão conduzir a família nobre de gatos de volta a seu lar e arquitetar um plano para se vingarem de Edgar.

Bernardo e Bianca (1977) – Penny é prisioneira da terrível Madame Medusa, que precisa da menina para encontrar uma jóia perdida em uma região inóspita. Uma mensagem de socorro enviada pela menina chega a uma sociedade secreta em que ratinhos do mundo todo tentam fazer o bem. O caso fica nas mãos de Bernardo e Bianca, que partem em uma viagem empolgante e perigosa para resgatar Penny.

O Caldeirão Mágico (1985) – Na mítica terra de Prydain o garoto Taran assume uma missão digna de um herói. Com uma espada mágica ao seu lado, ele precisa impedir que o malvado Horned King libere os poderes sobrenaturais de um poderoso caldeirão mágico. Com a ajuda da linda princesa Eilonwy, da divertida criatura Gurgi e de um porquinho com poderes de clarividência, Taran vai descobrir que a amizade é a força mais poderosa do mundo para destruir o mal.

A Pequena Sereia (1989) – Ariel é a filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares. Ela está insatisfeita com sua vida e deseja participar do mundo dos humanos quando se apaixona por um rapaz. Para tanto, a jovem procura a ajuda de Úrsula, uma bruxa, com quem faz um pacto: Ariel ganha pernas e se torna uma humana de verdade, porém perde o dom da bela voz.

A Bela e a Fera (1991) – Um senhor se perde na floresta e acaba procurando abrigo em um castelo sem saber que ele é habitado por um terrível ser que o faz prisioneiro. Sua filha Bela acaba se oferecendo para ficar presa, mas seu pai livre. Com o tempo, a jovem descobre que a Fera na verdade é um príncipe amaldiçoado, assim como outros objetos do castelo que antes eram humanos.


Aladdin (1992) – O jovem Aladdin sobrevive pelas ruas de Agrabah como pôde, mas nunca se imaginou namorando a princesa Jasmine. Porém, o malvado Jafar quer se casar com a moça para se tornar sultão, mas enquanto isso quer ficar rico com uma lâmpada que está dentro de uma misteriosa caverna que só permite a entrada de pessoas boas. Aladdin é o escolhido para tal tarefa, mas acaba ficando com o objeto e conhecendo um gênio maluco que pode realizar três desejos.

O Rei Leão (1994) – Mufasa, o Rei Leão, apresenta ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu invejoso tio Scar, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono. Simba acaba fugindo para a savana onde faz novos amigos que o encorajam a voltar e a lutar pelo seu lugar de direito.

Pocahontas (1995) – A indiazinha Pocahontas vive em um lindo paraíso cheio vegetação exuberante e animais exóticos. Porém o local está ameaçado com a chegada de um navio inglês carregado de exploradores que querem escavar aquelas terras em busca de ouro. O jovem Capitão Smith é um deles, mas não tem a mesma ganância que seu capitão. Ele conhece Pocahontas e se apaixona imediatamente, mas esse romance está fadado ao fracasso. Para evitar um final triste, o espírito de Willow, a avó de Pocahontas, se manifesta em uma árvore para ajudar a neta.

O Corcunda de Notre Dame (1996) – Um garoto deformado acaba ficando órfão por um ato cruel do juiz Frodo. Religioso e defensor de boas condutas, este homem acaba aceitando criar o bebê, mas o faz prisioneiro em uma das torres da Catedral de Notre Dame. Quasímodo cresce sem viver uma vida digna e, quando adulto, vê a oportunidade de se divertir em uma festa popular na qual conhece a cigana Esmeralda, que ajudará o rapaz a enfrentar Frodo e a finalmente conquistar sua liberdade.

Hércules (1997) – Filho do poderoso Zeus, Hércules acaba, por um plano de Hades, sendo obrigado a viver com os humanos. Sua força absurda o leva a procurar suas raízes e a tentar lutar por um mundo mais justo. Phil, um treinador de heróis, vai se encarregar de cuidar do rapaz, o que chama a atenção de Hades que usará a bela Meg, por quem o semideus tem uma forte atração, para atraí-lo para uma armadilha.

Mulan (1998) – Por não ter irmãos, a bela Mulan resolve poupar seu pai de ir à guerra contra os hunos e para isso reúne toda a sua coragem para conseguir se fingir de homem. Ela foge de casa levando o uniforme de combate e seu cavalo e parte para o treinamento com o Capitão Shang, por quem se apaixona. Além de viver em segredo esse amor e tentar manter a farsa do falso soldado, Mulan ainda terá que aguentar as confusões do dragãozinho Mushu, seu espírito guarda-costas.

Dinossauro (2000) – Aladar, um iguanodonte que foi separado de sua espécie quando ainda estava dentro de um ovo, acabou sendo criado por uma família carinhosa de lêmures, a qual faz parte o travesso Zini e a bondosa Plio. Quando um meteoro colide com a Terra, Aladar e sua família precisam se unir a um grupo de dinossauros para uma jornada perigosa rumo a um local seguro onde será possível reconstruírem suas vidas.

Atlantis - O Reino Perdido (2001) – O explorador Milos Thatch consegue um mapa que indica a localização da cidade perdida de Atlantis. Junto com o Capitão Rourke e sua tripulação, ele parte em uma viagem de submarino para encontrar o local. A descoberta de um segredo da cidade vai fazer com que os membros da expedição se dividam entre aqueles que querem defender o povo de Atlantis e os que querem lucrar explorando o local.

Lilo e Stitch (2002) – Lilo é uma garotinha que vive no Havaí que adora cuidar de animais menos favorecidos. Ela encontra uma estranha criatura e resolve levar para casa. Na verdade ela levou para casa Stitch, um alienígena que está sendo procurado pela polícia interplanetária. Ele estava preso, mas conseguiu fugir e caiu na Terra, onde acabará fazendo amizade com Lilo fingindo ser um dócil animal de estimação, apesar das confusões que arrumará.

Irmão Urso (2003) – O índio Kenai teve um irmão morto por causa do ataque de um urso e deseja vingança. Ele acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e passa a viver na pele de um urso, passando a ver tudo sob a ótica dos animais, assim compreendendo melhor a relação entre bichos e seres humanos. As coisas complicam quando seu outro irmão tenta caçá-lo sem saber quem ele realmente é.

Bolt – O Supercão (2008) – Bolt é um cachorro que estrela uma série de televisão na qual possui superpoderes. Entretanto Bolt não sabe que o mundo que o cerca é falso, acreditando que realmente possui dons especiais. Quando nas gravações de um dos episódios Penny, sua companheira no seriado, é sequestrada pelo dr. Calico, o vilão do programa, Bolt leva tudo a sério e tenta resgatá-la. Ao lidar com a vida real, aos poucos, ele toma consciência de que é um cachorro normal.

A Princesa e o Sapo (2009) – Tiana é uma jovem que sempre sonhou em ter seu próprio restaurante e vê a chance de ganhar um bom dinheiro organizando um jantar para sua melhor amiga que deseja conquistar o amor de um príncipe. Durante a festa surge um sapo que diz a jovem que ele é um príncipe. Sua maldição pode ser quebrada com um beijo e lhe oferece dinheiro pelo favor, porém Tiana, ao beijá-lo, também se transforma em sapo.

Enrolados (2010) – Flynn Ryder é o bandido mais procurado e sedutor do reino que um dia se esconde em uma torre onde conhece Rapunzel, uma jovem com um enorme cabelo louro que não pode sair de lá. Ela deseja a liberdade e, para tanto, faz um acordo com o rapaz. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que ele tinha roubado. Só que Gothel, a mãe de Rapunzel, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum. 

Um comentário:

marcosp disse...

enrolados ... é divino, mistura classica da magia disney, além de trilha imperdivel, estreia em janeiro...

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...