DVDs - Submarino.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O MESTRE DA ANIMAÇÃO ORIENTAL


A Viagem de Chihiro vencedor do Oscar de Animação em 2003
  
Para quem ainda acha que animação japonesa é sinônimo de adrenalina, lutas, cenários futuristas, monstrinhos e personagens com olhos grandes, é porque ainda não conheceu a obra de Hayao Miyazaki. Os elementos citados podem até estar contidos em seus filmes, mas de forma branda e delicada. O diretor evita a incitação a violência e apresenta mundos fantásticos cheios de poesia e sonhos. Impossível assistir e não viajar junto com os personagens.

Para quem está acostumado com as novas animações que infestam os cenário cinematográfico atual, estes filmes devem decepcionar. O ritmo é lento, tudo é muito detalhado e não há vilões desumanos tampouco criaturinhas hiperativas. Todos os personagens tem seu lado bom e ruim e possuem medos, qualidades e virtudes. Os traços empregados são de técnicas tradicionais, como os antigos clássicos da Disney, e efeitos tecnológicos ou em 3D passam longe. Todos os desenhos são feitos a lápis e diversas vezes para formar cada fotograma. O uso de computadores é mínimo, somente se for essencial.

No Japão, os filmes de Miyazaki são aguardados com ansiedade e batem recordes de bilheteria. No Brasil o diretor ficou conhecido quando ganhou o Oscar de Melhor Animação com A Viagem de Chihiro. No filme, a menina Chihiro se perde dos seus pais em uma estranha cidade e acaba indo trabalhar em uma casa de banhos muito visitada pelas figuras folclóricas japonesas, mas nada que atrapalhe a diversão de quem é leigo no assunto. No mesmo local, ela cai nas garras de uma malvada feiticeira que a aprisiona.

O Castelo Animado levou Hayao Myiazaki mais uma vez a concorrer o Oscar 

Um pouco depois foi a vez de O Castelo Animado chegar aos cinemas brasileiros. Nele uma jovem recebe uma maldição e passa a ser uma idosa do dia para a noite. Com medo de rejeição, ela resolve se afastar da cidade e vai morar em um castelo que caminha sem destino. Dentro dele, ela conhece outros seres que sofrem com uma maldição e tenta ajudá-los a superar o problema.

O último desenho do diretor a chegar ao Brasil é Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar, baseado no conto "A Pequena Sereia". Nele o garoto Sosuke faz amizade com a peixinha dourada Ponyo, esta que tenta se transformar em humana, mas acaba espalhando uma poção mágica no oceano que acaba provocando um desequilíbrio ambiental.

Em todos esses filmes, assuntos difíceis de chegarem ao mundo infantil encontram espaço em forma de sonho. Lidar e respeitar as diferenças e a triste e solitária vida dos idosos em geral é um dos temas mais constantes na obra de Miyazaki. No seu último lançamento, até referências a desastres da natureza, como o tsunami, ganharam destaque.

Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar foi a última animação
do diretor a estrear no Brasil 

Infelizmente, os três filmes foram lançados nos cinema em períodos de férias escolares, época em que a Disney e outros estúdios lançam grandes produções com apelo infantil, assim as bilheterias das animações orientais são sempre prejudicadas. Mas todos estão disponíveis para locação ou venda em dvd. Da mesma forma é possível conferir O Reino dos Gatos, dos mesmos criadores de A Viagem de Chihiro, mas sem a direção Miyazaki. No filme, uma garota segue um gato até uma passagem secreta e acaba caindo em um mundo encantado habitado por gatos. Logo ela descobre que foi atraída para lá porque será nomeada a rainha do reino, mas para isso terá que abrir mão de sua condição humana e virar uma felina.

O diretor Miyazaki tem outros títulos anteriores ao seu marco de sucesso no mundo ocidental, mas não estão disponíveis em dvds nacionais. Apenas O Castelo de Cagliostro, de 1979, pode ser encontrado. O jeito é torcer para que os clássicos desse mestre da animação ainda possam ser lançados em dvd por alguma bondosa distribuidora.

Confira os outros títulos de Hayao Miyazaki.


O Castelo de Cagliostro (1979) - O bandido Lupin descobre em um cassino de Monte Carlo dinheiro falsificado e segue seu rastro, que o leva até um conde malévolo no pequeno país de Cagliostro. Lá, no entanto, em busca de aventura e riqueza, ele se apaixona.

.

Nausicaa of the Valley of the Wind (1984) - Adaptação de um mangá que conta a história de Nausicaa, uma garota que vive em Valley of the Winds e tenta se adaptar e melhorar o mundo destruído por guerras e completamente poluído. Ela é a única esperança de encontrar uma saída para essas batalhas sem fim.


Laputa, O Castelo no Céu (1986) - Garota cai do céu direto nos braços do menino Pazu. Ela leva consigo uma misterios pedra que é a chave de todo o segredo da história. O desenho, que se passa na Era Vitoriana, também traz piratas voadores e exércitos em busca de Laputa, um castelo flutuante.



Meu Vizinho Totoro (1988) - O desenho conta a história de duas garotas que se mudam para o interior do Japão com a família e encontram seres mágicos dentro de uma mata. Essas estranhas criaturas são conhecidas como totoros.





Serviço de Entregas da Kiki (1989) - Kiki é uma jovem aprendiz de feiticeira que tem a necessidade de deixar sua casa e ir para outra cidade aprimorar  o seu treinamento. Ela é obrigada a lidar com o fato de estar sozinha e sem seus poderes mágicos.





Porco Rosso (1992) - Um homem é amaldiçoado e passa a viver com uma cabeça de porco no lugar da sua. Ele é um piloto muito habilidoso e parte para enfrentar piratas e facistas em batalhas aéreas no início do século passado.





Princesa Mononoke (1997) - Na Era Medieval ocorre uma batalha entre deuses animais da floresta contra os humanos que querem destruir o lugar em busca do progreso. Não há vilões ou heróis. Cada um defende sua verdade.                     



2 comentários:

marcosp disse...

nossa não tenho palavras para expressar o encantamento das obras de Hayao Miyazaki,
Castelo animado é edificante, em cada gesto, cada dúvida de Sofi (Zofi), em cada vaidade e orgulho de Howl... amo de páixão, recomendo para crianças e adultos...

marcosp disse...

Ponyo, que filme mais singelo, retrata o primeiro amor infantil, as cenas do mar são reveladoras...

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...