DVDs - Submarino.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OSCAR 2013 PULVERIZA SEUS PRÊMIOS E CONSAGRA ARGO

Ben Affleck, protagonista, produtor e diretor de Argo, eleito como Melhor Filme, acabou sendo o grande destaque da festa devido a polêmica de não ter sido indicado para a categoria de direção

Veja no final da postagem um vídeo com todos os vencedores

Na noite de 24 de fevereiro foi realizada a 85º entrega do Oscar, mas não houve comemorações específicas para comemorar o aniversário. A data passou batida e nem mesmo um clipe rápido com imagens dos filmes vencedores ao longo das últimas décadas foi apresentado. Tudo em nome da audiência que mundialmente está insatisfatória, mas quando a festa é previsível não há muito que fazer para chamar a atenção. Este ano estava na cara que Argo seria eleito o Melhor Filme, afinal o longa ganhou todos os principais prêmios aos quais concorreu de janeiro para cá e era preciso que a Academia de Cinema se redimisse do erro de não ter indicado Ben Affleck como Melhor Diretor. Muito educado, quando subiu ao palco ele não criticou ou fez piadas para atingir os membros votantes, mas teria todo o direito. 

Lincoln acabou sendo o grande perdedor da noite já que das doze indicações ganhou apenas dois prêmios, Melhor Direção de Arte e Melhor Ator para a irretocável atuação de Daniel Day-Lewis que acabou fazendo História no Oscar. Ele é o primeiro ator a ganhar três troféus na categoria de intérprete principal. Jack Nicholson, por exemplo, tem três estatuetas, mas uma delas é como coadjuvante. Será que alguém irá conseguir igualar este recorde em um futuro próximo?

Anne Hathaway também já podia ir para a festa com o discurso decorado. Se antes os prêmios de coadjuvante estavam escolhendo alternadamente Sally Field e Amy Adams, desde janeiro a nova queridinha de Hollywood tem conquistado todos os troféus aos quais foi indicada por sua atuação no musical Os Miseráveis que também levou as estatuetas de som e maquiagem.

Entre as atrizes havia dúvidas entre Jessica Chastain e Jennifer Lawrence, mas a segunda acabou faturando a categoria pela comédia romântica O Lado Bom da Vida. A emoção foi tanta que ela acabou tropeçando na escadaria que dá acesso ao palco, um deslize que ela não deixou de usar em seu discurso para fazer a platéia rir. Na categoria dos atores coadjuvantes também pairava a dúvida no ar. Os cinco indicados, todos com ótimas interpretações, já haviam ganhado ao menos um Oscar, mas foi Christoph Waltz por sua atuação em Django Livre quem levou mais uma lembrancinha para casa.

Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Anne Hathaway e Christoph Waltz
posam para a foto como o time de atores contemplado com o Oscar 2013

Apesar de Argo ter sido eleito o Melhor Filme, a produção só levou mais dois troféus, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem. Quem saiu vitorioso no ranking com quatro prêmios foi a fantasia As Aventuras de Pi, do diretor Ang Lee que faturou sua segunda estatueta na categoria de direção. Coincidentemente, em 2006, o drama Crash – No Limite ganhou nas mesmas categorias que o eleito como melhor de 2013 e Lee foi o escolhido como Melhor Diretor por O Segredo de Brokeback Mountain. Estes dois episódios são raras exceções na História do Oscar. Geralmente o melhor do ano fatura quatro ou mais prêmios e seu diretor também sai premiado. Ainda bem que exceções acontecem para nos fazer acreditar que a Academia de Cinema ainda faz justiça ou pelo menos para que vez ou outra a festa tenha alguma surpresa.

Empate

A 85º edição do Oscar também surpreendeu com um empate na categoria de Melhor Edição de Som. A Hora Mais Escura e 007 – Operação Skyfall foram contemplados. Há muitos anos não ocorria um episodia assim. Em 1932, Wallace Beery e Frederic March foram eleitos na categoria Melhor Ator respectivamente por O Campeão e O Médico e o Monstro. Em 1969, a dupla premiação ocorreu com as atrizes, sendo Barbra Streisand por Funny Girl – A Garota Genial e Katherine Hepburn por O Leão no Inverno as eleitas. Também houve empates em 1949 (documentário em curta-metragem), em 1986 (documentário) e em 1994 (curta-metragem).

Musicais

Embora alguns tenham visto como algo desnecessário, os números musicais para relembrar os filmes Chicago e Dreamgirls, ambos participantes da História recente do Oscar, deu uma agitada na noite, mas foi a reunião do elenco de Os Miseráveis que fez os espectadores se emocionarem de verdade. Foi algo vibrante e a desenvoltura de Hugh Jackman, Anne Hathaway e companhia só confirmaram o talento desta geração. Também vale a pena destacar a apresentação da cantora Adéle com a música-tema do filme 007 - Operação Skyfall que acabou arrematando o Oscar da categoria. Já a homenagem aos 50 anos de James Bond acabou sendo o mico da noite. Além de um videoclipe com cenas de todos os longas da série deixar a desejar, também faltou a presença no palco de todos os atores que viveram o mais famoso agente do cinema.

Confira abaixo o vídeo com todos os vencedores do Oscar 2013



Vencedores do Oscar 2013

Filme – Argo
Direção – Ang Lee por As Aventuras de Pi
Ator – Daniel Day-Lewis por Lincoln
Atriz – Jennifer Lawrence por O Lado Bom da Vida
Ator Coadjuvante – Christoph Waltz por Django Livre
Atriz Coadjuvante – Anne Hathaway por Os Miseráveis
Roteiro Adaptado – Argo
Roteiro Original – Django Livre
Filme Estrangeiro – Amor, da Áustria
Filme de Animação – Valente
Efeitos Especiais – As Aventuras de Pi
Edição – Argo
Fotografia – As Aventuras de Pi
Direção de Arte – Lincoln
Figurinos – Anna Karenina
Maquiagem – Os Miseráveis
Som – Os Miseráveis
Edição de Som – A Hora Mais Escura e 007 – Operação Skyfall
Trilha Sonora – As Aventuras de Pi
Canção – 007 – Operação Skyfall

Um comentário:

Suzane Weck disse...

Ola,gosto muito dos trabalhos de Ben Afflek,e gostei muito também de "ARGO".Òtima tua postagem.Meu abraço.SU

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...