DVDs - Submarino.com.br

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DESTAQUES DA MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO 2012

A animação brasileira para adultos Uma História de Amor e Fúria é um dos
destaques da mostra 2012 que aboliu a participação de blockbusters

A 36º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a primeira sem o seu criador, Leon Cakoff, que morreu há um ano vítima de câncer, irá apresentar do dia 19/10 até 01/11 um farto cardápio para enlouquecer os cinéfilos de plantão. Este ano produções com elenco de peso de Hollywood foram limadas e  somente produções que não foram exibidas no festival do Rio de Janeiro foram selecionadas.

A seleção deste ano está repleta de produções vencedoras em Cannes, Veneza, Berlim e em outros festivais mundo a fora. Também teremos alguns clássicos restaurados e o Brasil participa com diversas produções, sendo uma das mais aguardadas a animação para adultos Um História de Amor e Fúria, um projeto inovador em sua cinematografia.

É uma pena que provavelmente muitos dos longas apresentados só serão conhecidos pelo público através da mostra. Não chegam a dez os títulos que já tem agendada sua estréia em circuito comercial. Confira abaixo alguns dos destaques deste ano.


10+10 (Taiwan, 2011) – A singularidade de Taiwan, este é o tema deste filme que reúne vinte curtas-metragens dirigidos por diretores consagrados e novos talentos.
111 Garotas (Iraque/Irã, 2012) – Um numeroso grupo de garotas curdas está desesperado com a falta de homens elegíveis e ameaçam cometer suicídio coletivo caso o governo não tome providências.
Além das Montanhas (Romênia, 2012) – Duas jovens cresceram em um orfanato. No futuro uma mora em um convento na Romênia e se recusa a encontrar sua amiga que vive na Alemanha.
Além do Horizonte (Alemanha, 2012) – Uma jovem de 25 anos encontra um sentido para sua vida ao engravidas, mas o bebê morre no sexto mês de gestação.
Alois Nebel (República Tcheca, 2011) – A animação narra a história de um homem surdo-mudo que se envolve em um misterioso assassinato na Polônia.
Alpes (Grécia, 2011) – Um grupo de pessoas abre um negócio para oferecer auxílio às pessoas que perderam entes queridos, interpretando o parente morto.
O Amante da Rainha (Dinamarca, 2012) – Uma jovem rainha casada com um rei insano se apaixona por seu médico. Juntos eles começam uma revolução que mudará a nação.
Andrei Rublev (Rússia, 1966) – O pintor Andrei Rublev viveu no século 15 durante um período turbulento da história russa marcado por disputas de poder e invasões do povo tártaro.
Antiviral (Canadá, 2012) – Depois de se infectar com o vírus que matou a estrela Hannah Geist, Syd March tem que desvendar o mistério da morte dela para salvar sua própria vida.
Après Mai (França, 2012) – Um jovem vive em meio às manifestações do fim dos anos 60. Entre as descobertas artísticas e o compromisso ideológico, ele busca o seu lugar.
Aquele Querido Mês de Agosto (Portugal, 2008) – Equipe de filmagem vai à Portugal para registrar as festividades típicas do mês de agosto. Lá descobrem um triângulo amoroso formado por pai, filha e primo.
Uma Bala Para o Che (Uruguai, 2012) – Uma psicanalista tenta descobrir a identidade dos executores de seu marido que morreu em um atentado planejado pela CIA para executar Che Guevara.
Barbara (Alemanha, 2012) – Em 1980, uma médica pede visto de saída da Alemanha Oriental para encontrar seu amante que vive no lado Ocidental, mas como punição é transferida para um isolado hospital.
A Bela Que Dorme (França/Itália, 2012) – Uma mulher viveu por quase duas décadas em estado vegetativo até que seu pai pede a eutanásia. O longa acompanha os últimos seis dias de sua vida.
A Busca (Brasil, 2012) – Um médico, que vive o drama de ter o pai ausente, abandona tudo para ir à busca de seu filho que desapareceu.
Chamada a Cobrar (Brasil, 2012) – Durante uma pregação aos pássaros, são Francisco desfalece subitamente. Reanimado por santa Clara, ele parece estar sem memória.
O Ciclo (China, 2012) – Moradores de um lar de idosos insatisfeitos com a vida que levam resolvem fugir e viajar até Tiajin, onde pretendem participar de um show de talentos.
Cine Holliúdy (Brasil, 2012) – A chegada da TV no interior do Ceará nos anos 70 colocou em xeque as salas de cinema, mas Francisglleydisson resolve lutar para manter viva a sua paixão pela sétima arte.
A Coleção Invisível (Brasil/EUA – 2012) – Após a morte do pai, Beto tem de cuidar de um antiquário cheio de dívidas. Para tentar reerguer o negócio, ele procura um colecionador de gravuras raras.
O Comediante (Reino Unido, 2012) – Um jovem comediante entra em uma espiral de álcool e sexo depois que termina um relacionamento. Agora ele precisa reencontrar sua veia cômica.
Dom – Uma Família Russa (Rússia, 2012) – Quatro gerações de uma família se reúnem em torno do patriarca que está em estado vegetativo para comemorar seu aniversario de cem anos. O encontro traz à tona tensões.
Era Uma Vez no Oeste (Itália/EUA, 1968) – Um homem misterioso se une a um notório pistoleiro para proteger uma linda viúva de um assassino que trabalha na construção de uma ferrovia.
Estado de Exceção (Brasil, 2012) – Um capitão de polícia muito devoto de São Jorge se encontra em um momento de alucinação, confundindo sua identidade com a do santo.
Estrada de Palha (Portugal/Finlândia, 2011) – Nos anos 20, um homem retorna à Portugal para vingar a norte do irmão, combater a tirania do Estado e salvar o que resta da sua família.
A Feiticeira da Guerra (Canadá, 2012) – Uma garota africana conta ao filho que espera nascer a história de sua vida na guerra desde que ela foi raptada pelo Exército rebelde quando tinha doze anos.
O Gebo e a Sombra (Portugal, 2012) – Apesar da idade, Gebo continua trabalhando para sustentar sua mulher e nora, mas é a ausência do filho que o preocupa. Quando ele finalmente retorna, as coisas mudam.
Uma História de Amor e Fúria (Brasil, 2012) – Animação épica que atravessa episódios marcantes da história do Brasil e revê a maneira de contar o passado do país até culminar em um futuro apocalíptico.
As Histórias do Sr. Spalek (Alemanha/EUA, 2012) – O filme acompanha o senhor Spalek que aos 83 anos viaja pelos EUA reunindo documentos de idosos exilados cujas memórias podem acabar perdidas.
Invasion (Alemanha/Áustria, 2012) – No funeral da esposa de Joseph, alguns desconhecidos se apresentam como parentes da falecida. O marido os hospeda em sua casa, mas aos poucos eles passam a ser hostis.
Uma Janela Para o Verão (Alemanha/ Finlândia, 2011) – Juliane está apaixonada e animada com a vida que leva com August, mas estranhamente um dia ela acorda e se vê no passado, antes de conhecer seu verdadeiro amor.
Kill Me (França/Alemanha/Suíça, 2011) – Adele é uma jovem que quer morrer, mas não tem coragem de se suicidar. Ao se deparar com um foragido, ela lhe propõe um estranho acordo.
Laurence Anyways (Canadá/França, 2012) – Em seu aniversário de 30 anos, Laurence conta à namorada que irá fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Mesmo abalada, a jovem o apoia.
Lawrence da Arábia (Reino Unido, 1962) – Em 1935, um tenente do exército inglês morre em um acidente de moto. A partir daí sua trajetória é contada em flashback.
Na Sua Ausência (França, 2012) – Após dez anos, um homem volta à França para cuidar do funeral e da herança do pai. Ele aproveita para se reaproximar do filho que vive com sua ex-mulher.
No (Chile/França/EUA, 2012) – Em 1988, o publicitário René Saavedra retorna ao Chile depois de viver no exílio e vai trabalhar em uma campanha realizada para o plebiscito que colocou fim à ditadura de Pinochet.
Noite de Reis (Brasil, 2012) – Jorge decide sair de casa após a morte do filho, abandonando mulher e filha. Quando retorna ao lar, na época da Folia de Reis, precisa se reconciliar com a família.
No Lixo (Canadá, 2011) – Um ex-usuário de drogas está empenhado em livrar seu bairro do tráfico para garantir a segurança de seus filhos. É quando uma prostituta aparece em sua vida.
Num Lugar Conhecido (França/Canadá, 2011) Benoit e Maryse são irmãos obcecados em fechar um buraco no quintal. Suas vidas mudam após o aparecimento de um homem que diz ter vindo do futuro.
Padak (Coreia do Sul, 2012) – Na animação, uma fêmea de peixe carapau é capturada e levada para o aquário de um restaurante. Sempre tentando escapar de virar comida, ela ameaça o regime de um velho peixe que domina o ambiente.
Paixão e Acaso (Brasil, 2012) – Uma psicanalista se apaixona por dois homens ao mesmo tempo sem saber que eles são pai e filho. Ela lida com seus problemas enquanto tenta ajudar seus pacientes.
A Parte dos Anjos (Reno Unido/ França/ Bélgica/ Itália, 2012) – Depois de evitar a prisão, um homem visita uma destilaria de uísque e tem uma ideia de como sair de sua vida sem esperança.
Parviz (Irã, 2012) – Parviz é um cinquentão que vive com o pai e nunca teve um emprego. Quando seu pai decide se casar ele é expulso de casa.
Pequenas Mentiras (Israel, 2011) – Em 2006, durante a guerra entre Israel e Líbano, uma garota de treze anos vai morar com seu pai israelense que ela não conhece muito bem.
O Perdão (Alemanha, 2012) – Maria e Nelis se mudam para a Noruega em busca de uma nova vida, mas um atropelamento irá colocar em xeque a visão de felicidade que eles têm.
O Peso da Culpa (Alemanha, 2012) – O jovem delinquente Benjamin participa de um novo projeto penitenciário no qual os detentos são adotados por famílias, mas a nova mãe dele é uma de suas vítimas.
Purgatório (Turquia/França/Alemanha, 2012) – Zehra e Olgun trabalham em uma cafeteria de estrada e estão sufocados com todo o vazio do cotidiano e a falta de perspectivas de suas vidas.
O Quase Homem (Noruega, 2012) – Um homem e sua namorada acabaram de se mudar para uma nova casa. Enquanto arrumam as coisas, ele se pergunta o que os vizinhos pensam deles.
Quatro Dias em Maio (Alemanha, 2011) – Durante a Segunda Guerra, um grupo de soldados russos ocupa uma casa habitada por uma criança órfã alemã, gerando uma amizade entre ela e o capitão soviético.
Raros Sonhos Flutuantes (Japão, 1990) – Ao ser internado num hospital, Shuji divide seu quarto com uma idosa. Ao reencontrá-la meses depois, descobre que ela sofre de uma doença que a faz rejuvenescer.
Renoir (França, 2012) – Em 1915, o pintor Renoir está atormentado pela perda da mulher, pela artrite e pela notícia de que seu filho está ferido, mas uma bela jovem pode mudar as coisas.
O Resto do Mundo (França, 2012) – Eve descobre estar grávida logo após seu namorado cometer suicídio. Enquanto isso, a namorada de seu pai revela que ele não é o pai biológico de sua irmã.
Rio de Ouro (México, 2011) – Em 1853, um tropeiro decide vender seu rebanho, mas terá que atravessar um território indígena durante um período de conflitos entre índios, mexicanos e soldados nos EUA.
Rua da Redenção (Sérvia, 2012) – A fim de mostrar a seu pai do que é capaz, um jovem procurador investiga com afinco a formação de um grupo paramilitar que sumiu na guerra sem deixar rastros.
Saudações de Tim Buckley (EUA, 2012) – O filme segue o jovem Jeff Buckley em seu início na carreira musical que culminou com a participação em um tributo ao pai, Tim Buckley, em 1991.
Sem Outono, Sem Primavera (Equador/Colômbia/França, 2012) – Com histórias não lineares que se cruzam, o longa retrata as angústias de jovens de classe média que vivem na maior cidade do Equador.
Shameless (Polônia, 2012) – Um jovem vai passar as férias na casa de sua meia-irmã por quem sente atração. Enquanto isso, ela se mostra instável em seu relacionamento com o líder de um grupo neonazista.
Sinfonia da Primavera (Israel, 2012) – Yousef Tawila e Avram Mufradi foram membros de um grupo musical que acabou devido a um acidente de carro e vinte anos depois decidem reunir o grupo novamente.
Solaris (Rússia, 1972) – Um psiquiatra é enviado ao espaço para compreender o estranho comportamento dos astronautas quando se aproximam do planeta Solaris, recém-descoberto.
O Som ao Redor (Brasil, 2012) – Francisco é uma espécie de senhor de engenho moderno de um bairro no Recife. Tudo vai bem até que ele permite a entrada de um homem que oferece serviços de segurança.
Tempo de Crise (Alemanha, 2012) – Eva e Alexander perdem todas as suas economias com uma crise financeira. Ela se junta a um grupo de protestantes. Ele é preso por incitação ao terrorismo.
Tony Manero (Brasil/Chile, 2008) – Homem de 50 anos vê no concurso de imitações de Tony Manero, o personagem de John Travolta em “Os Embalos de Sábado a Noite”, a chance de ficar famoso.
Tubarão (EUA, 1975) – Um grande tubarão começa a ameaçar a comunidade de uma pequena ilha. Um chefe de polícia, um cientista marinho e um pescador tentarão detê-lo.
Última Sexta-Feira (Jordânia, 2011) – Um quarentão divorciado precisa se submeter a uma cirurgia pela qual não pode pagar e se vê obrigado a reatar laços antigos.
Vidas Curdas (Alemanha/Turquia, 2011) – O velho Xelilo vive em uma loja abandonada e tem amizade com um menino que vende doces. Quando o Exército turco impõe o toque de recolher, Xelilo fica em perigo.
Villegas (Argentina/Holanda/França, 2012) – Dois primos brigados retorna à cidade de General Villegas para o funeral da avó. O reencontro será decisivo para eles fazerem as pazes ou romperem de vez.
Voz da Primavera (Irã, 2012) – Um garoto tenta fazer amizades, mas é rejeitado na escola e vizinhança. Os berros de seus pai e professores enchem sua cabeça e ele começa a perder o controle.

Nenhum comentário:

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...