DVDs - Submarino.com.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NACIONAIS DISPUTAM VAGA NO OSCAR

Tropa de Elite 2, Assalto ao Banco Central, VIPs e Lope: um deles
pode ser o representante do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar

O Ministério da Cultura divulgou na última segunda-feira, dia 12/09, a lista com os quinze filmes inscritos para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na festa do Oscar 2012. O longa-metragem que representará o país será escolhido no próximo dia 20 pela comissão especial de seleção, que se reunirá no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro. A comissão é formada pela secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello. Caso se descubra que qualquer um deles tenha algum tipo de vínculo com algum dos filmes concorrentes, por menor que seja, o mesmo será desclassificado sob a acusação de inscrição irregular.

Como em todos os anos, a lista dos possíveis indicados decepciona. Bruna Surfistinha conta uma história de uma sub-celebridade que atualmente tenta ganhar seu lugar na TV participando de um reality show. Nem deveria constar na lista. As Mães de Chico Xavier é razoável e o nome do espírita é famoso fora do Brasil, mas se nem mesmo sua cinebiografia conseguiu uma vaguinha agora as chances diminuem. Lope é uma produção caprichada e com potencial, porém, é uma co-produção com a Espanha, não é legitimamente nacional. Tropa de Elite 2 causou barulho por sua passagem nos cinemas, mas não tem o respaldo de um prêmio do Festival de Berlim para ajudar na campanha. VIPs e Assalto ao Banco Central também correm por fora.

Alguns outros filmes inscritos ainda são inéditos no circuito de exibição ou tiveram passagens relâmpagos pelos cinemas, mas pode ser que algum deles surpreenda. A única certeza é que dos quinze selecionados um será o escolhido para representar o Brasil durante o processo de seleção. Se este felizardo estará entre os cinco finalistas que serão anunciados em janeiro próximo, bem, isso já é outros quinhentos.

Confira abaixo, em ordem alfabética, os quinze filmes que disputam a indicação:

- A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires

- As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes

- Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo

- Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini

- Estamos Juntos, de Toni Venturi

- Família Vende Tudo, de Alain Fresnot

- Federal, de Erik de Castro

- VIPs, de Toniko Melo

- Histórias Reais de um Mentiroso - VIPS (documentário), de Mariana Caltabiano

- Lope, de Andrucha Waddington

- Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini

- Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Walmor Pamplona

- Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade

- Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra

- Tropa de Elite 2, de José Padilha

2 comentários:

renatocinema disse...

Depois do filme Lula ter sido indicado........tudo é possível. TUDO.

Rafael W. disse...

Já estou cruzando os dedos pra que Tropa de Elite 2 consiga. Seria mais do que merecido.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...